Jovem, batalha pela vida contra a morte!
A juventude brasileira está preocupada com o tema da ecologia, da vida no planeta, e essa preocupação é reconhecida no Brasil, atesta a pesquisa realizada pela MTV – Dossiê Universo Jovem 4. A pesquisa teve como pergunta norteadora: Como a geração que vai usufruir por mais tempo do Planeta percebe o próprio Planeta e até onde vai seu interesse pelo assunto?
Segundo os jovens, informações não significam boa atuação, o que motiva eles a contribuir na defesa do Planeta é a importância que atribuem às questões ambientais. A consciência sobre o assunto é um legado familiar, escolar e do acesso à informação de qualidade.
Neste ano a Campanha da Fraternidade, chama a atenção para que, nesta Quaresma paremos, reflitamos e pensemos no que estamos fazendo, como está a nossa cidade, a nossa sociedade e a humanidade como um todo. O aquecimento global, a poluição, a situação climática e o ser humanos são tem vinculados uns aos outros formando um grande círculo, Deus está ali ao meio esperando que, como criações suas possamos, viver, lutando pela vida contra a morte. E isso começa por nós que somos jovens, apóstolos da vida e da novidade. Deus conta conosco, a natureza também
A temática do meio ambiente é hoje um assunto pelo qual os jovens têm interesse e conhecimento, aparece na atualidade como um tema transversal nas escolas e é constantemente pautada pelos meios de comunicação. Ao falarem sobre meio ambiente trazem também discussões sobre: reciclagem, lixo e aquecimento global.
Quando questionados sobre os temas que lhes causam maior preocupação, sete grandes temas dominam a vida dos jovens brasileiros: violência (43%); desemprego (39%); drogas (32%); fome (26%); aquecimento global (24%); desigualdade social (23%) e poluição (20%).
Quando o assunto é em nível mundial, os temas mais preocupantes são: o aquecimento global (40%), as guerras (36%); a fome e o terrorismo (23%), a violência (22%) e a desigualdade social (18%).
Quando pensam no futuro, dois temas ligados ao meio ambiente se destacam entre as principais preocupações: o aquecimento global (34%) e a falta de água (24%).
O que se pode ver, é que, sem distinção de cor, credo, e nacionalidade os jovens lutam pela vida, isto é, batalham, correm atrás de seus objetivos, sonhos, têm medo da violência, mas nem por isso deixam de viver a vida, dom de Deus. Está na hora de olharmos nossas atitudes, como seres humanos, portadores de vida, pois sem natureza não vivemos e natureza geme e sofre em dores de parto!!!!
A Campanha da Fraternidade 2011 tem por Objetivo Geral: “Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, motivando-os a debater e agir visando enfrentar o problema e preservar as condições da vida no planeta”.
Pare… Pense… Reflita…
Nenhum comentário:
Postar um comentário