sábado, 7 de maio de 2011

Fica conosco Senhor!!!!!

3° Domingo da Páscoa – Ano a.
Proclamação do Evangelho de Jesus cristo segundo João.



Palavra da Salvação.

            De quem é o seu coração? Esta pergunta iluminará a nossa reflexão Bíblica do 3º Domingo da Páscoa.

            Pois bem, pense nisso, meu irmão, minha irmã, de quem é o seu coração? É de Deus ou do mundo, certamente, nós, seres humanos, apegados ao que temos, diríamos que o nosso coração é do mundo, pois somos muito ligados ao ter, mas durante essa reflexão iremos juntos perceber como arde o nosso coração quando falamos do amor, da vida, da criação. E de onde provêm tudo isso? De Deus, é claro. Reflita.

            O texto se inicia com os discípulos, ao contrário do que Jesus lhes havia recomendado, que não saíssem de Jerusalém, saindo para um povoado chamado Emaús, estes discípulos, hoje são conhecidos como “discípulos de Emaús”. Eles andavam tristes, como disse na reflexão passada, eles estavam meio “sem saber o que fazer”. Jesus começa a andar com Eles, o Ressuscitado, o centro da alegria vem substituir as tristezas, s trevas do coração humano. O texto nos diz que os discípulos estavam “cegos” quantas vezes nós, meus irmãos, minhas irmãs, ficamos cegos para Deus e olhamos com superficialidade o mundo, as pessoas precisam ser compreendidas e amadas, a natureza precisa ser preservada e ressuscitada com Cristo. Tem até uma expressão popularmente usada por nós: “o que os olhos não veem, o coração não sente”. O coração deles estava frio, escuro. Por que isso ocorreu e hoje muitas vezes ocorre conosco? Faltou e falta a luz de Cristo Ressuscitado. Onde erramos?, podemos nos perguntar ao ver que o mundo não se desenvolve no caminho da vida digna, a resposta é simples, erramos quando ficamos cegos a tantos problemas, a tantas injustiças. É hora de abrirmos os nossos olhos par ver que, nós, sem Deus nada somos, homens com alguns poderes matam, Deus com todos os poderes nos abre os olhos e nos dá a vida.

            Eles fizeram o contrário do que Jesus havia dito, mas mesmo assim Ele não os condena, acolhe e ensina que o coração tem de estar aberto ao perdão, à humildade e à paz para receber a luz do Ressuscitado. O coração deles estava triste, fechado, Jesus explica as Escrituras, caminha com eles, mas o seu coração ainda estava endurecido, fechado.

            Meu irmão, minha irmã, não podemos fechar o nosso coração à luz de da Vida. Quando dois ou três dias seguidos ficam nublados, chuvosos, nos entediamos, ficamos perdidos. Nosso coração fechado é semelhante, só dá aspereza, ignorância, desamor, prepotência. Se você apresenta esses sintomas deve estar com o coração frio, não tocado por Deus. Jesus se preocupa com o coração, Ele bate à porta do nosso coração. Abra o seu coração ao Ressuscitado, pois Nele está a nossa esperança. Fomos chamados, a com Ele, morrer para o pecado e, também, com Ele, ressuscitar para uma vida nova. E será que morremos com Ele? E ainda mais, será que Ressuscitamos? Se, não o fizemos, temos que correr, para sermos felizes hoje, com Cristo que é nossa alegria. Faça a sua parte, abra o coração e diga “sim” à missão, não fuja como fizeram os discípulos de Emaús.

            Eles ficaram sabendo da Ressureição, mas não creram nela. E será que hoje a humanidade crê? Eles continuam o que Jesus lhes ensinara e fazia durante a sua missão, Ele, muitas vezes, acolheu os pecadores, os doentes, os idosos, as crianças, os discípulos o acolhem, sim, acolhimento, o que há muitos anos se diz como necessidade para a Evangelização dos povos, porém, antes disso, precisamos ter este sentido de acolhimento de Cristo que se manifesta em cada um de nós, e na criação, no partir do Pão, na comunidade, assim, eu garanto, meu irmão, minha irmã, veja o mundo, as coisas, a comunidade, a Igreja com os olhos da fé e saberás acolher muito bem este Jesus que anda, que caminha conosco.

            Os discípulos dizem: “Fica conosco”, quando o celebrante diz “O Senhor esteja convosco” e o povo com alegria responde: “Ele está no meio de nós”, há uma constatação, se o acolhemos, Ele estará presente no nosso dia a dia.

            Repito a pergunta: De quem é o seu coração? Jesus reparte o pão, o coração deles reflete esta ação de partilha, pois Jesus partilhou a sua vida para nos aproximar de Deus. Cada vez que partilhamos algo, que promova a vida, esta é celebrada, pois, como os discípulos, a cada ação de partilha nossos olhos se abrem e o nosso coração arde de vida, de amor, de alegria, pois Jesus não terminou na cruz, Ressuscitou e nos chama a vê-lo, compreendê-lo, mesmo que não em plenitude, segui-lo, não deixando o mundo de lado, mas anunciando a libertação, a vida, Cristo.

            Será que estamos dispostos a isso? Você está disposto a abrir o coração e não ver mais um mundo “sem solução” e sim, promover a paz, o amor e a ressurreição da criação que geme em dores de parto? Pense nisso...


            Jovem: neste dia das mães não lembre só de dar o presente a sua mãe e sim do abraço e da oração. Abra o seu coração e veja que o bem e o mal estão aí, escolha certo: o bem dá a vida e não foge, o mal tira a vida e amedronta. Juntos podemos dizes “Fica conosco Senhor”, mas cada um de nós tem de provar que Ele está aí. Ame, seja humilde, viva a paz, a alegria, mas não se esqueça de dar o exemplo.

Felipe M. Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário