5º domingo da quaresma – Ano a-. (JO 11,1-41)
Proclamação do Evangelho DE JESUS CRISTO SEGUNDO JOÃO.
PALAVRA DA SALVAÇÃO.
O que é ressurreição? O que é vida? Pense, leia, reflita.
Enfim, chegamos ao ultimo Domingo da Quaresma, Domingo que vem é Domingo de Ramos, início da Semana Santa, a Quaresma termina, a Páscoa vem, mas não podemos esquecer o compromisso que temos com Deus de cuidar da criação, da qual também fazemos parte. Todo esse processo da Quaresma à Semana Santa nos faz olhar além. Jesus, depois de morrer sendo banido da sociedade, com a graça e o amor de Deus, Ressuscita, ressurge, vence a morte.
Quando falamos em Reino de Deus, falamos em Cristo, em doação, em missão.
Cristo assume sua missão para que todos tenham vida digna. E hoje, todo mundo tem vida digna? Acesso à saúde e educação de qualidade? Eu, você, o planeta, o meio ambiente, somos criação de Deus. Volto a perguntar: “O que é vida?”
O texto Evangélico deste Domingo, o último deste tempo da Quaresma nos faz entrar na continuidade da missão de Jesus. Já falamos de tentações, glórias, dificuldades (com esperança) e da nossa cegueira frente a muitas coisas que destroem a vida.
Solidariedade |
O texto nos apresente a família de Marta, Maria e Lázaro, família é lugar de vida, lugar de partilha do pão, onde há vida, amor e partilha, Cristo aí está. Jesus demonstra amor para com as pessoas. Amor e humildade caracterizam a missão de Cristo. Jesus fala que, mesmo nas dificuldades Deus está presente, seja no ombro amigo, seja na oração, enfim, a glória de Deus se manifesta também nos momentos menos bons e assim precisamos ver a presença de Deus e faze-la vida a tantas pessoas. Jesus nos deixa a lição da solidariedade aos que não tem voz nem vez.
Jesus fala que quem tem medo de ser solidário não assume sua vida, apenas parte dela. Nós, seres humanos, somos capazes de relações, Deus se manifesta onde há, por meio do amor, da humildade, da solidariedade, a vida.
A mídia quer que você...... |
Todos nós, seres humanos temos que nos situar que precisamos uns dos outros e sofremos em dores de parto como o planeta. O medo, as trevas, o erro brotam da morte. O “sim”, a missão, a solidariedade, gera a vida.
O ser humano é chamado a cuidar, preservar e promover a vida, se Deus nos criou, nos quer bem, felizes. Você é feliz? Se vive com medo e escuridão, não sabe nem o que é, mas se você vive com alegria, com esperança, solidariedade, pode se considerar feliz, Cristo vive em ti.
O que é ressurreição? Jesus, ao chegar a Betânia nos chama à plena compreensão do que somos, donde vivemos, para onde vamos, o que fazemos. Lázaro morre, Jesus fala de Ressurreição e Marta crê nesta Ressurreição. Conosco acontece o mesmo, quantas vezes morremos na família, no trabalho, na comunidade, isto é, nos excluímos, somos magoados, cansamos. Jesus quer que nós ressuscitemos atitudes boas que preservem e valorizem a vida.
A morte é só uma obrigação da natureza, porém, Cristo é a Ressurreição e a Vida.
Eis a LUZ DE CRISTO |
Nesta Quaresma olhemos a natureza e a vida sendo mortas pelo pecado. Precisamos morrer com Cristo para que, com Ele vislumbremos a glória. Para ressuscitarmos não podemos ser tentadores de Deus e das pessoas que nos cercam. Jesus cura, mas além de curar, quer dar vida em abundância. O que é vida em abundância? Ela existe hoje? É tempo de comunhão entre eu, você, padres, irmãs, jovens nos unirmos na construção do Reino de Deus que começa aqui e agora. Ressurreição – Libertação. Você quer ser Ressuscitado por Cristo? Morra com Ele para o pecado que tanto oprime os mais frágeis
Jovem: Ser Cristão não é peso, é honra, neste tempo que antecede a Páscoa, honre a sua vida. Você é criatura de Deus a natureza precisa ser Ressuscitada. A Campanha da Fraternidade mostra que, vida, missão, libertação e solidariedade só têm um nome: Jesus Cristo. Seja imitador de Cristo.
Felipe M. Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário