quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Evangelização da Juventude: Uma nova Igreja. Parte 2

           Hoje, quando falamos de Igreja Católica como Instituição, vemos que esta não tem cara e nem jeito jovem. Quando falamos que Deus está presente na criação, dizemos que, certamente este está também no jovem. É necessário um aprofundamento da Evangelização da Juventude, a partir de diversos meios, como, encontros, festas comunitárias, catequese, e também através da internet, para que, o Jovem também se sinta portador de Deus, chamado a promover e ser Igreja, mas Igreja com cara Jovem. Para tanto é preciso, a Igreja e o Jovem serem mais dinâmicos seja com uma infinidade de meios ou simplesmente com Celebrações mais Jovens, Dias Nacionais da Juventude, Encontros pessoais entre o JOVEM   e   DEUS.
Quando falamos de Igreja, automaticamente falamos de Deus, sim, pois a Igreja foi fundada em virtude da missão de Jesus, Filho do Deus vivo, e repassada aos discípulos que, sem dúvida, foram grandes Evangelizadores, ou seja, tudo caracteriza Deus como centro da alma da Igreja que é do povo de Deus, ou seja, todos nós. A Evangelização da Juventude não pode fugir deste princípio, mas deve ir além, isto é, o jovem é chamado de apóstolo da novidade, (Is 42,9),  ele deve anunciar a novidade e por isso a Evangelização precisa tomar como ponto de partida a presença de Deus no ser humano, na natureza, enfim… na criação. E isso ocorre exatamente como foi dito, olhe para a palavra “DEUS”, são quatro letras, olhe agora D “EU” S. Deus envolve cada ser da natureza, sua vida foi dada a nós, por Adão e agora por Cristo. Tomemos como exemplo o trecho Bíblico de Mateus capítulo 5, versículo de 13, o que faz o sal? Dá gosto, mantém a integridade. Já provou algum alimento sem sal? O gosto não é nada bom né? Nós, jovens não podemos perder o “sal”, não podemos perder o gosto pela vida, o sentido pelo qual somos criaturas de Deus, seu amor. Jovem sem o sentido da vida, ou seja, sem que ele ama, sem Deus que é amor é como um celular que, passados dois ou três anos, fica velho, fora de moda, e quase todo mundo procura trocá-lo por um melhor, Jovem sem Deus fica velho, não tem alegria, e mesmo que o jovem não fale de Deus continuamente, Deus está ali, dando as opções para cada um acertar e renovar a sua vida, quando, como num dia de calor, você toma uma água gelada e isso renova. E quando, como com o celular, formos trocá-lo por algo melhor, olhe para as suas atitudes, saia do comodismo e abrace o que te faz feliz, Deus, nas pessoas, num namoro, numa causa social, na Igreja, numa pastoral, seja jovem.
Felipe M. Padilha

Um comentário:

  1. galera to passando aqui pra propor uma parceria!somos todos católicos por isso devemos ser unido!para isto vem pedires para que divulguem nosso Blog no vosso e agente divulga o d vocês no nosso!se quiserem a parceiria seixa um comentario no blog :::> ordemdebatalha.blogspot.com ,depois agente acerta o resto!a paz de cristo e o amor de maria!

    ResponderExcluir