domingo, 27 de maio de 2012


Maria e a Juventude

“De todos lugares, Mãe de Caravaggio,
Fiéis aos milhares vos vêm suplicar.” (Estrofe do Hino de Caravaggio).

                Observe a bela estrofe descrita acima. De fato, ontem, dia 26,no Santuário  pude perceber a veracidade destas palavras. Fui com um grupo de jovens de minha comunidade à Caravaggio, saímos de Caxias por faz parte da vida das pessoas. Gente branca, negra, descendentes de alemães, italianos, afrodescendentes, todos por um motivo ou outro saíram cedo de suas casas com um objetivo, um desejo, se encontrar com Maria, claro que podemos encontra-la na oração, junto com Jesus, mas ao ver muitos descalços, chorando, rezando a simples oração do terço pude ver que ir dá um sentido diferente para o ano, que com, suas conquistas, e derrotas, vai passando.

                Contudo, o foco deste artigo, escrito por um jovem é ver o papel de Maria na vida do jovem. Pois bem, existem quantas Nossas Senhoras? 12? 16? ou 24? Se você respondeu alguma dessas acima, você errou, existe só uma Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, sendo que ela possui diversos títulos.

                Especialmente, na avenida que acessa o Santuário vi que Maria também é Mãe da Juventude, afinal, Maria também não foi jovem? A juventude também estava presente lá em Caravaggio. Maria, a Mãe de Caravaggio nos chama, mas chama especialmente a juventude, num tempo de muita violência, a cuidar e defender a vida. Tudo isso pra que? Para que, conforme o tema da 133ª Romaria fosse difundido e vivenciado, no cuidado com a nossa saúde física e espiritual. Nós, jovens, somos o presente e o futuro da humanidade e da Igreja, não nos adianta caminhar muitos quilômetros para beber, fumar, enfim… fazer coisas que matam e não preservam a vida. Presenciei muitos jovens bebendo, fumando, porém, encontrei nos olhares de muitos outros e no meu coração o desejo de cuidar de si, da natureza, de pedir graças, de agradecer, o desejo de ser consolado por Maria, afinal, caminhamos pelo asfalto, pedras, muitos escorregaram e caíram ao chão, mas levantaram-se, houve neblina, sol queimante, mas tudo foi superado no encontro com Jesus na Eucaristia, na presença de Nossa Mãe. Não existe Jesus sem Maria, como também não existe Maria sem Jesus, e nós não somos nada sem o SIM de Maria e sem o amor do Cristo Ressuscitado.

Rezemos juntos a oração da Romaria de CARAVAGGIO

Senhor, somos vossos filhos e filhas que se colocam a caminho. Nossa direção é ir ao encontro da Mãe. No coração carregamos gratidão e muitos pedidos. Necessitamos de ajuda, pois sozinhos nos sentimos fracos e, por vezes, desanimados. Vós sabeis o que se passa em nosso coração. Pela intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, derramai vossas abundantes bênçãos, para que possamos cuidar da vida que está em nós e em toda a criação. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário