sexta-feira, 16 de março de 2012

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito,

4º domingo da quaresma – ano b.
 eVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO JOÃO

PALAVRA DA SALVAÇÃO


            Por que Deus amou tanto o mundo, e lhe deu seu Filho Jesus? Essa pergunta nos guiará na reflexão do Evangelho deste 4º domingo da Quaresma. Em mais algumas semanas, três exatamente, chegaremos à Páscoa, isto é, festa da Ressurreição, da vitória de Cristo que, foi enviado do Pai que amou tanto o mundo, mas retornando à pergunta, a resposta é simples, se cremos que Deus nos criou, também cremos no seu amor, que, diante de tanta degradação da vida, desde a fuga do Egito, até os dias de hoje nos salva, para isto Jesus veio ao mundo, para nos salvar. Olhando esse texto superficialmente se diz que Jesus vai morrer e, como todos os anos celebramos, vai ressuscitar, mas quando, com os olhos da fé, lemos este texto, vemos a profunda declaração de amor que Deus faz a nós por meio de Jesus, sendo que, a cada ano a Ressurreição tem um novo significado de vida nova.


            Se no Antigo Testamento o povo era indiferente a Deus, indiferente aos mais sofridos, Deus envia seu filho para que, deixássemos de ser cabeças duras, e pensássemos no valor e na preservação da vida. E isto, em partes aconteceu, pois nós seguidores de Cristo, como diz o texto, fomos salvos. Mas será que nos portamos como dignos de Salvação? Nossa sociedade atual prega o consumismo, o pluriteísmo, isto é, que se tenham vários deuses, mas o grande dever de não sermos indiferentes aos que mais sofrem é nosso. Muitas vezes não nos portamos como dignos da salvação, pois não nos comprometemos a viver, o amor a Deus, ao próximo e muitas vezes, nem a nós mesmos.


            Jesus morre na cruz, para que sejamos salvos. Todos os anos a Quaresma nos diz a mesma coisa: “Converte-te e crê no Evangelho”, isto é necessário, para que, morramos com Cristo para o pecado e com Ele ressuscitemos pra uma vida nova. Indiferença gera indiferença, ou seja, nossa sociedade atual está assim, pois nossos antepassados foram indiferentes à vida, e hoje, a nós, que cremos em Jesus, cabe a missão de viver, amar e preservar a vida e a saúde, como nos diz a Campanha da Fraternidade 2012. Muita coisa já foi feita para melhorar, mas muito mais precisa ser feito. Os problemas sociais, a violência, a fome, a falta de oportunidades para a juventude no mercado de trabalho faz com que, a Salvação que Cristo estendeu para os quatro cantos do mundo por meio da cruz, não chegue nem a metade da população que se encontra por aí sem sentido de viver. 


            O texto nos diz que a “Luz”, isto é Jesus, veio ao mundo para salvar todo o que Nele crer, mas diz também que os homens preferiram as trevas ao invés da Luz. Retomando a pergunta inicial, podemos dizer: “Que Deus bom, que Deus amoroso que temos, Ele mandou seu Filho pra nos salvar”. Quanto a isso, tudo é verdade, mas também é verdade que, ainda caminhamos em meio às trevas, e por quê? Porque fomos e somos indiferentes ao pedido de Jesus, o de nos amarmos uns aos outros, com o mesmo amor de Jesus, aquele que se doa para a salvação do outro.


            Muitas vezes penso: “Não seria mais fácil ser cada um por si?”, mas quando vejo tantas notícias de violência, indiferença, morte, sofrimento, vejo também que, muitos já tentaram assim viver, e este é o rumo a que vai, dia a dia, a humanidade, mas não está dando certo, muitos estão “quebrando a cara”, somente por viver a indiferença. A hora é agora, o momento é esse, não percamos tempo, pois Cristo morreu por nós, e assim Ressuscitou para nos dar vida nova, e muitos ainda não a têm. É nosso papel de cristãos, de destruir os muros de pedras que fecham o nosso coração, a nossa vida, nossa comunicação, e construir, com Cristo, na Ressurreição um mundo melhor.


JOVEM: Deus foi, é e será amoroso para conosco, pois nos criou à sua imagem e semelhança, mas será que vivemos assim? O texto nos fala que “quem vive a verdade, isto é, quem segue e imita o amor, a humildade, a piedade de Cristo, se aproxima cada vez mais de Deus”, e Deus está aonde? No coração de cada irmão, de cada irmã, muitas vezes alguns não foram “lapidados”, isto é, não foram iniciados a assim viver. Como queremos ter paz, segurança, educação, vida se não vamos atrás se não preparamos o mundo para isso. Lembre-se: Deus está em todos, você, faça a sua parte, imite-o, e o faça conhecer a tantos, pois já estamos salvos, e assim também temos de nos portar, como dignos de Cristo, como dignos da Salvação.

Felipe M. Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário