sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Convertei-vos e crede no Evangelho"

          Clique no título e leia o Evangelho de hoje!!!!

 O texto Bíblico que ilumina a liturgia deste 1º Domingo do tempo da Quaresma nos faz sair dos ensinamentos de Jesus e ir à pratica da missão de Jesus, que culmina na Páscoa do Senhor e  na missão de cada um de nós como criaturas de Deus, ou seja, nos coloca Jesus sendo tentado e chamado a corromper sua própria missão, o que Ele não fez, e ainda mais, dá exemplo de que D “EU” S está em nós, nos envolve e de que  devemos nos fazer dignos, incorruptíveis diante da Sua presença.

           O texto nos apresenta as tentações sofridas por Cristo no deserto. Jesus nos deixa algumas lições especialmente a serem observadas e praticadas neste tempo quaresmal: A busca do verdadeiro sentido da existência de cada um de nós; a não preocupação e ação de achar que Deus é nosso “escravo”, e o amor a um só Deus, o da vida, de Abraão, dos Profetas, dos Discípulos e de nós mesmos chamados a sermos santos como o nosso Pai.

           Este texto nos fala, bem no inicio, que Cristo foi conduzido pelo Espírito ao deserto, Cristo foi conduzido a um período de, mesmo diante das dificuldades, não deixar a missão de lado em virtude dos prezares do mundo. Jesus, o Filho de Deus, não se deixa bater pelo mal e os deixa o exemplo de pararmos, olharmos e refletirmos sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que fazemos. Nada melhor do que a Quaresma para este passo de conversão e radical opção pelos ideais libertadores de Cristo. Na Quarta-feira de Cinzas, na imposição das cinzas, Jesus nos lembra e o sacerdote nos faz refletir sobre: “Do pó viestes, e ao pó voltarás”, se não fizermos um balanço de nossas atitudes e vermos quem realmente somos, cairemos na tentação de que só de prazeres vive o homem, porém, cairemos também no engano de não sermos felizes, com um sentido para a nossa vida, gastando-a sem um ideal, só por gastar.

           Pense nesta frase de Tiago Alberione: “A vida é um dom de Deus. Como você quer gastá-la?”

           Jesus, ao ser tentado, diz, em outras palavras, quem não devemos ocupar a Deus com nossos caprichos. Deus é o ser que nos envolve, que nos permite, todos os dias, pensar, andar, raciocinar, fazer nosso sangue pulsar, nosso coração bater, Deus é grande, mas se torna pequeno quando queremos a nossa vontade, pois o soterramos com o que desejamos, mas não paramos para ouvir o que Ele nos pede, tem a dizer; Veja o que dizemos no Pai-Nosso: “Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu”. Por que queremos fazer de Deus um tapa buracos só para resolver nossos problemas se não sabemos ver e entender que Deus está aqui, ali, em mim, em ti, na natureza, em todo o lugar?

            Porém o centro do nosso Evangelho deste domingo, se resume na parcialidade em que somos cristãos, vivemos como cristãos e fazemos por onde de termos este título, isto é, Jesus dizia que o Reino de Deus estava próximo, naquela época, imagine hoje. A simples desculpa de que existem muitos leigos, e de que a Igreja está presente no mundo todo, não tiram a nossa responsabilidade de viver com um simples objetivo, o de ser feliz, é claro, mas com Cristo, por Cristo e em Cristo, juntos, construirmos um mundo mais humano, que não dependa da boa vontade de governantes, e sim da nossa cooperação em anunciar, o Cristo, que deu a sua vida, curou a muitos, mas amou a todos. Faltam poucas semanas para a Páscoa, e o que pensamos em fazer para a comemorarmos bem? Vamos ficar só nos chocolates e no coelhinho da Páscoa, ou vamos mais além? Cristão é cristão em todas as horas, é hora de, mesmo com os problemas, anunciarmos, construirmos, vivermos no Reino de Deus, porque ele já chegou e nós o temos de fazer.

           No Evangelho de Mateus capítulo 6º, versículo 24, Jesus nos alerta a ver, e a refletir sobre quem sou “eu” e qual o sentido da “minha vida”, pois se Deus nos criou, como dissemos, por que nos servimos dos prazeres e caprichos do mundo como senhores da nossa vida?

           Pense Nisso: Que é o meu Deus? O Deus da vida? Ou o deus das riquezas, dos caprichos? A Quaresma é tempo de pensar, refletir, de morrer, com Cristo para o pecado, e na Páscoa, com Cristo, Ressuscitar para a vida.

           Jovem: Não faça de Deus um “gênio de lâmpada” para realizar desejos, tenha sempre Deus com você. Valorize-se, defenda a vida, não pratique e nem incentive a violência. Cuide da criação de Deus que clama por saúde, e assim você estará adorando ao Deus da vida com um sentido par a vida, sem ser a “minha”, mas a “vossa” vontade.

Felipe M. Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário