segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brasil: PIB, Desenvolvimento e Vida.

            Ao pesquisar, ver, e tentar entender as regiões brasileiras vi que o Brasil, muito mais do que é, quer ser, isto é, não toma conta do seu povo que vive de contrastes e quer passar uma imagem positiva para o exterior. Isso fica claro quando pegamos os exemplos de PIB das regiões Nordeste e Sul e fazemos uma comparação, de que, por quê, com que, para quem é formado o Nordeste? É formado de muita gente sofrida, sem oportunidade, uma sociedade extremamente capitalista que gera exclusão, com pouco trabalho, com pouca oportunidade, sendo que este existe somente para mostrar as belezas naturais, porém de que valem as belezas naturais, se não há um povo que também tem oportunidade de vida digna. Contudo, olhe a região Sul é formada de povos, na maioria descendentes de europeus, mais abastados, com terra mais produtiva e maiores investimentos na população, também se vê que há muito mais oportunidades de emprego, apesar de  ter problemas, presa a vida digna, porém me indago: Onde está o desenvolvimento do  Brasil? Só no Sudeste? E o Norte é só de índios? De quem é o Brasil? Nem do povo, nem do governo, é das grandes corporações que nos fazem de gato e sapato. O que isso nos leva a pensar?


            As expectativas de vida nas regiões Norte e Nordeste, como vemos nos mapas não são nada convidativas para que o povo ali permaneça, sendo assim, nos últimos anos, cresce a cada dia o fluxo migratório brasileiro num movimento que faz com que as áreas Norte e Nordeste fiquem despovoadas e a regiões Sul e Sudeste superpopulosas.


Como dito acima, o Brasil é diverso, porém não dá oportunidades de vida digna a todos, assim, resta-nos lutar por vida mais digna, por um Brasil mais fraterno e solidário. Cada região brasileira se caracteriza por uma economia, por uma população, sendo a Região Norte: Agricultura, Pecuária, Extrativismo, Industria. Região Nordeste: Turismo. Região Sudeste: Agricultura, Pecuária, Indústria, Ciência, Transportes. Região Centro – Oeste: Agricultura, Pecuária, Extrativismo. Região Sul: Extrativismo, Agricultura, Pecuária, Indústria, Turismo, enfim, o nosso desafio  é buscar oportunidades de lutar por PIB´s, IDH´s, expectativas de vida cada vez mais equilibrada.
Felipe M. Padilha



Nenhum comentário:

Postar um comentário