sexta-feira, 27 de maio de 2011

Maria e a Juventude


“De todos lugares, Mãe de Caravaggio,
Fiéis aos milhares vos vêm suplicar.” (Estrofe do Hino de Caravaggio).
                Observe a bela estrofe descrita acima. De fato, ontem, dia 26,no Santuário  pude perceber a veracidade destas palavras. Fui com um grupo de jovens de minha comunidade à Caravaggio, saímos de Caxias por faz parte da vida das pessoas. Gente branca, negra, descendentes de alemães, italianos, afrodescendentes, todos por um motivo ou outro saíram cedo de suas casas com um objetivo, um desejo, se encontrar com Maria, claro que podemos encontra-la na oração, junto com Jesus, mas ao ver muitos descalços, chorando, rezando a simples oração do terço pude ver que ir dá um sentido diferente para o ano, que com, suas conquistas, e derrotas, vai passando.
                Contudo, o foco deste artigo, escrito por um jovem é ver o papel de Maria na vida do jovem. Pois bem, existem quantas Nossas Senhoras? 12? 16? ou 24? Se você respondeu alguma dessas acima, você errou, existe só uma Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, sendo que ela possui diversos títulos.
                Especialmente, na avenida que acessa o Santuário vi que Maria também é Mãe da Juventude, afinal, Maria também não foi jovem? Um grupo de cerca de12 jovens da PJ de Caxias do Sul acolhiam os mais de100 mil romeiros. Com canções que chamavam à cuidar e defender a  vida, divulgavam a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Tudo isso pra que? Para que, conforme o tema da 132ª Romaria fosse difundido e vivenciado. Nós, jovens, somos o presente e o futuro da humanidade e da Igreja, não nos adianta caminhar muitos quilômetros para beber, fumar, enfim… fazer coisas que matam e não preservam a vida. Presenciei muitos jovens bebendo, fumando, porém, encontrei nos olhares de muitos outros e no meu coração o desejo de cuidar de si, da natureza, de pedir graças, de agradecer, o desejo de ser consolado por Maria, afinal, como disse Dom Paulo Moretto na homilia: “Acima de tudo, a mãe é uma educadora. Educa para que tenhamos a alegria de viver. A vida precisa ter rumo, direção, sentido. A fé nos dá a alegria de viver, porque mostra origem, destino e também o que nos aguarda.” Maria nos educa e aponta o caminho para seu Filho Jesus, só Nele, na partilha e na valorização da vida, nossa vida tem sentido.
 
 Rezemos juntos a oração da Romaria de CARAVAGGIO
Senhor, somos vossos filhos e filhas que se colocam a caminho. Nossa direção é ir ao encontro da Mãe. No coração carregamos gratidão e muitos pedidos. Necessitamos de ajuda, pois sozinhos nos sentimos fracos e, por vezes, desanimados. Vós sabeis o que se passa em nosso coração. Pela intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, derramai vossas abundantes bênçãos, para que possamos cuidar da vida que está em nós e em toda a criação. Amém!

Felipe M. Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário