5º Domingo do Tempo Pascal – Ano A – (Jo 14,1-12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Palavra da Salvação.
Quem é Jesus para você? Quem você é para Ele? Essas perguntas se completam em uma facilidade de serem respondidas e na dificuldade de serem vivenciadas. O Evangelho deste 5º Domingo da Páscoa nos ajudará a refletir e a vivenciar esta Palavra em nossa missão, ou melhor, na minha missão, na sua missão, sendo que estas se completam.
O texto se inicia com um alento e com um pedido de Jesus aos discípulos, isto é, Jesus alenta, acalma o coração dos discípulos e pede a eles e a nós hoje que acreditem, confiam, tenham fé. Quantas vezes, eu, você, meu irmão, minha irmã, dentro de nossas vivencias de trabalho, família, estudo, comunidade nos perturbamos, nos incomodamos, nos machucamos e vivemos a incredulidade. Deus nos criou, nos ama, mas nem tudo faz, é preciso que nós, com sua força, nos esforcemos. A comunidade, o trabalho, a família te proporcionam estresse? Diz Jesus: “Não fique perturbado o coração de vocês, acreditem em Deus e em Mim.” Será que o somos capazes? Estresse, derrotas, tristezas, todos temos, mas, sobretudo, neste Tempo Pascal o que lembramos? A Ressurreição, a passagem de Cristo sobre este mesmo estresse, tristeza? Você se permite olhar para esta Ressurreição? Meu irmão e minha irmã, não adianta, Jesus nos chama a sermos felizes sendo o que somos e tendo o que temos. Jesus volta para o Pai e diz que nos levará consigo, e qual a certeza de que, com Ele estaremos? Ele Ressuscitou. Tomé fala o que muitos de nós, na incredulidade, na falta de fé, no nervosismo, falamos: onde estás Jesus? Aonde vais? Cadê tu, meu Deus? (esta uma interpretação que encontramos muito facilmente em nosso dia a dia) e Jesus nos responde as duas perguntas do inicio da nossa reflexão: quem é Jesus? O Caminho, a Verdade e a Vida, e melhor: quem é Jesus para você? Ele é o seu Caminho? A sua Verdade? A sua fonte de inspiração e Vida? Quem é você para Ele? Ele nos faz entender que somos reflexo do Pai, e que, pela sua doação e Ressurreição nos conduz ao Pai. Quem é Jesus para você? Será que o mundo, do qual fazemos parte segue para a Vida Nova ou para o fracasso?
Na próxima quinta-feira, dia 26, a Diocese de Caxias do Sul celebra a sua padroeira, Nossa Senhora de Caravaggio, rezemos juntos, por todos os jovens, mães, por Dom Alessandro Ruffinoni que assumirá nossa Diocese como Bispo Diocesano, por Dom Paulo, até então Bispo Diocesano e por todos os que pedem nossas orações: Ave-Maria…
Felipe M. Padilha
Felipe M. Padilha


Nenhum comentário:
Postar um comentário