sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa, a ressurreição da vida.



            Quantas vezes, nesta época do ano, ouvimos falar do preço, da qualidade e do sabor do chocolate? Mas eu pergunto a você meu irmão, a você mina irmã, você conhece o sentido verdadeiro da Páscoa? Por que usamos o coelho se foi Jesus que se entregou por nós?
            No contexto histórico, Páscoa existia muito antes de Cristo se entregar por nós todos, pois nesta data os judeus celebravam e louvavam a Javé pela libertação do povo da escravidão no Egito.
            Jesus também, por alguns anos participou das festividades da Páscoa, tanto que, como diz o Evangelho de Lucas no capítulo 2, versículos 41 a 52, Jesus se perde de Maria e José no Templo. Mas glorificavam a Deus não só pela libertação, mas também pelo pão. Repito a pergunta, meu irmão, minha irmã, qual o verdadeiro sentido da Páscoa? Será que o consumismo nos faz perder o foco?

        Jesus dá pão e vinho aos discípulos ou chocolate e calda de chocolate? Jesus diz que o pão o vinho parecem seu Corpo e seu Sangue? Jesus nos ensina a partilhar o Pão para que, possamos com Cristo, que se entrega à morte, ressuscitar a vida que está cada vez mais morta e mais infeliz.
            Você teria coragem de se entregar à morte por muitos que você nem conhece? Eu confesso que ficaria receoso. Isso tudo aconteceu a menos de dois mil anos, o tempo passa, sim o tempo passa como a nossa vida passa muito rápido, mas e? Tudo isso acima e diz algo? O que posso fazer para vivê-la bem e ser feliz?
            Jesus é o Senhor, mas se fez humilde, entrou em Jerusalém montado num jumento, lavou os pés dos discípulos, enfim, e quer que façamos o mesmo, não para que sejamos senhores e sim, para que sejamos iguais, irmãos, humildes, fraternos e solidários uns para com os outros.
           Para você leitor/leitora o que representou a Quinta, a Sexta – Feira Santa? E o que você espera deste Sábado de Aleluia, e do Domingo de Páscoa? Espero que não tenham sido e não sejam dias comuns, espero que não nos baseemos no dinheiro e no chocolate para sermos felizes, nós já o somos, pois temos Jesus Ressuscitado em nosso coração. Não faça como os discípulos que somente perguntam “Serei eu”, mas sejamos discípulos missionários dizendo “Dá-me de comer, dá-me de beber, Senhor, e ensina-me a respeitar a criação”.

Felipe Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário