8º Domingo do Tempo Comum. Ano –A. (Mt 6,24-34)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Palavra da Salvação
Jesus nos fala, no início do texto, que se servirmos a dois senhores estaremos sendo hipócritas com nós mesmos porque não estaremos de corpo e alma presentes em tudo o que fazemos, ou estaremos de corpo e não de alma ou de alma e não de corpo. Se formos de duas opiniões, de dois princípios, de duas ações que se contradizem estaremos num efeito “Chaves” que diz sim e faz, com o pescoço, sinal de não e conosco a mesma coisa, temos, muitas vezes, a mesma mania de dizermos sim com a boca e não com o coração.
O que te preocupa? O capital? O futuro? Olhemos a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 que tinha como lema o versículo 24 deste texto: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
Dinheiro, sim, é necessário para viver, ter e dar conforto às pessoas que queremos bem, porém, não podemos fazer dele um senhor, um deus, um chefe da nossa vida, pois se o consumismo manda na sociedade, como vemos hoje, nossos passos vacilam, e nossas decisões enfraquecem, e sendo assim, Deus não pode agir em muitas pessoas, pois têm seu coração endurecido. Deus não quer que sejamos escravos e nem donos uns dos outros, muito menos de suas dádivas, com a natureza, e a vida, mas quer sim, que possamos nos compadecer de tantas pessoas que perecem, morrem por falta de oportunidade.
Com o futuro é a mesma coisa, não adianta eu querer ser um empresário de sucesso amanhã, se eu não vivo o hoje me aperfeiçoando, e não inicio agora a construção da minha carreira profissional. Meu irmão, minha irmã, o Reino de Deus começa aqui e agora.
Jesus puxa a nossa orelha: sejam simples sejam autênticos, sirvam a um só Senhor, o Deus da Vida. Ele nos chama de “gente de pouca fé”, e, efetivamente nós o somos, pois não conseguimos acreditar em nós mesmos, em nossas qualidades, e se não confiamos em nós, também não confiamos em Deus porque Ele está em cada um de nós.
Nos últimos quatro domingos, Jesus nos chamou a ser santos, e ser santo começa com a santidade, isto é, a vontade, e a pureza de nossas atitudes. E a principal delas deve ser a humildade para fazer o Reino de Deus em todo e qualquer lugar.
Veja, Jesus nos fala sobre a humildade, que impera na natureza, e se há humildade, Deus está presente aí. Viva este momento, ame a Vida, ame sua família, ame a Deus.
Olhe esta frase: “Não deixe que os erros de ontem, e os desafios de amanhã estraguem o seu presente”. Deus nos deu a vida de presente, cuidemos dela em todos os lugares, amemos ela em todos os momentos e sejamos sentido dela, ou seja, sejamos portadores do Deus da Vida em todo o lugar e em qualquer tempo. Alimentemo-nos do ar que Deus nos dá. Renovemo-nos na águas do batismo que celebram a vida. Aqueçamo-nos com o sol, sinal do Cristo que nos ama e que se consome por nós e amemos a terra, Deus que sustente a nossa vida.
Jovem: Você viu o que Jesus falou. Seja você mesmo. Faça da sua vida uma festa, pois Deus te criou à sua imagem. Ele é Jovem. Faça este Reino acontecer no seu dia a dia.
Felipe M. Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário