Grupo de Jovens da Igreja Católica com sede na paróquia Santa Catarina em Caxias do Sul - RS Desde 2005, protagonizando a Evangelização Juvenil. Venha conosco ser Igreja JOVEM
domingo, 6 de maio de 2012
terça-feira, 1 de maio de 2012
COMUNIDADE: VIDA COM SAÚDE

No
final de semana do Bom Pastor, 28 e 29 de abril de 2012, a Diocese de Caxias do
Sul se reuniu em torno do 12º Encontro Diocesano de Comunidades. O Evento teve
início na manhã de sábado na Igreja Menino Deus, no Bairro Serrano em Caxias.
Os Padres Adilson Zilio, pároco da paróquia Menino Deus, Gilmar Marchesini,
coordenador diocesano de pastoral e Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo Diocesano,
acolheram a todos os delegados das mais diversas regiões pastorais da
Diocese.
O
Encontro que teve assessoria de Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito de Duque de
Caxias – RJ e foi um momento de formação e informação dos agentes de pastoral,
seminaristas, jovens, leigos e comunidades. O tema tratado neste encontro nos
chamou a atenção para a Missão e Ecologia e para o lema da Campanha da
Fraternidade 2012: Que a saúde se difunda sobre a Terra, donde brotaram os
assuntos de trabalho: A Saúde que vem da Agricultura Familiar, A Saúde que vem
da Economia Solidária, A Saúde que vem da Família, A Saúde que vem da Política
e A Saúde que vem da vivência Comunitária.

Na
parte da manhã, Dom Mauro, iniciou sua assessoria com infinitas situações que
ocorrem todos os dias em nossa vida, e assim, dentro do espírito de cooperação
das Comunidades Eclesiais de Base – CEBS – nos falou que a Igreja tem a
realidade local estampada em seu rosto, porém a fé no Ressuscitado é a mesma.
Dom
Mauro nos situou numa sociedade altamente informatizada, mas chamou a atenção
para a nossa reflexão diante do que vemos e ouvimos diante dos meios de comunicação
e da nossa vida cotidiano. Os termos utilizados na assessoria nos querem fazer
refletir sobre a saúde, mas também sobre a Igreja doméstica, que é a família,
sobre nossos cuidados com a nossa alimentação e principalmente com a economia
consumista que estamos gerindo. Se somos comunidade estamos reunidos em torno
de um objetivo comum, Cristo que perdeu a sua vida para nos salvar, e deste
modo, a Igreja está estritamente ligada e é fiel a sua missão e sua vocação, a
de anunciar o Evangelho e a Eucaristia vivendo o que é anunciado.
Dentro
do que tratamos de vocação da Igreja tratamos da nossa também, e essa se inicia
no Batismo, quando adentramos a comunidade, para sermos seus membros
eternamente, dos filhos de Deus, porém, Dom Mauro contestou um fato muito
presente em nossa vida, levamos muito a sério o dia em que nascemos de nossa
mãe, isto é, nosso aniversário natalício, mas não lembramos nem se quer o dia
em que nascemos na comunidade dos filhos de Deus, o nosso Batismo. Assim
podemos dizer que, festejamos muito, mas esquecemos da fonte principal da
Igreja, o Batismo.
Chegamos
à simples conclusão de que o 12º Encontro Diocesano das CEBS foi conclamado por
Cristo que quer estar e celebrar conosco. Dom Mauro ainda utilizou diversos
termos que fizeram com que quem estivesse ali presente sentisse que Cristo nos
chama, nos instrui por meio de outras pessoas e nos envia a anunciar e a viver
o mandato de Cristo: “Ide e faze discípulos meus a todos os povos”. Dentre os
termos que mais chamaram a atenção estão: “A Teologia não salva ninguém”, “Deus
faz desgraça virar graça” “Um pouco de nossa identidade está em cada
acontecimento de nossa vida” e por fim “Vivemos numa época de constante
informação, porém, qual é o discernimento? Informação + discernimento = sabedoria”.
Ao
falarmos de saúde vem-nos à mente toda a polêmica gerada nos últimos dias, após
a descriminalização do aborto de anencéfalos, o assessor nos colocou diante da
fé e razão e da razão sem fundamento, algo vazio. Assim nos disse que na
fecundação se inicia a vida e esta é um processo contínuo de alimentação, sendo
que, Deus, pela fé, nos alimenta com seu amor. Assim, quem tem uma razão vazia
que só acredita no presente, acredita na vida, mas essa crença se esgota com o
passar dos anos e se acaba com a morte. Fica a lição para nós: Temos de
alimentar nosso corpo em todas as suas dimensões: corpo, alma e espírito.
“Educação
se consegue com nutrição”, foi mais um termo utilizado por Dom Morelli para nos
situar dentro do tema do encontro: “Comunidade: Vida com Saúde” ao lembrar que
o Pão é Vida e o Alimento é de Deus e que Pão é de Deus e Alimento é Vida e
também fazendo memória a frase do Papa Bento XVI “A fome no mundo é um problema
ético da Igreja”. Foi bastante utilizada na parte da manhã a figura da família
como espaço democrático de vivência, onde todos se enxergam e se complementam,
assim, se torna indispensável a reestruturação da Igreja doméstica para que a
haja saúde, e também haja uma valorização dos valores humanos e cristão que se
perderam com o passar do tempo.


Na
parte da tarde, os delegados iniciaram os trabalhos com os temas acima
descritos, nas oficinas espalhadas pelas comunidades da Paróquia Menino Deus e
São Ciro. Cada oficina propiciou a seus participantes um olhar mais crítico,
racional e emocional das situações diversas do nosso dia-a-dia. Como fazer uma
economia solidária baseada na agricultura familiar se está cada vez maior o
êxodo rural? Como fazer da família um espaço democrático e feliz chamado a
viver em comunidade? Perguntas como essas foram nos colocadas para que
pudéssemos refletir sobre o valor da vida, sob mais um termo de Dom Mauro: “A
vida é absoluta, o resto é relativo.” Ao final da tarde cada comunidade
organizou e realizou uma Celebração Eucarística que foi animada e vivenciada no
modo simples e acolhedor das CEBS em que a Igreja se faz povo e o povo se faz
Igreja. Encerrado o primeiro dia de trabalhos, os participantes foram acolhidos
nas casas das famílias de cada comunidade no
espírito de fraternidade, pois numa noite extremamente fria, o povo
cedeu pouso para pessoas desconhecidas, mas que, pelo nome de Cristo se uniam
no propósito da busca por um mundo melhor
Ficou-nos
a lição: Relacionamos muito a saúde com a doença, chamamos de Pastoral da
saúde, mas só falamos de doenças e não vemos a verdadeira saúde que brota da
boa alimentação, da vivência comunitária e da Igreja doméstica. É hora de, após
esse encontro, darmos um passo novo adiante para a nossa realização pessoal e
enquanto comunidade para mexermos a sociedade acomodada para que busque vida
com saúde.
Felipe M. Padilha
quarta-feira, 25 de abril de 2012
JMJ RIO 2013 - INSCRIÇÕES
E você deve estar se perguntando: quando e onde poderei fazer minha inscrição?
As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial – www.rio2013.com.
Segundo Irmã M. Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, “todo peregrino que vem a jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.
Faltando pouco mais de um ano para a Jornada, o Setor de Inscrições já está trabalhando arduamente para que a partir de julho de 2012, os peregrinos de todo o mundo possam inscrever-se.
“Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, ressaltou a religiosa.
Os jovens farão sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos maiores que esse número deverão dividir-se em grupos menores (até 50) e no momento da inscrição, fazer a vinculação entre eles.
Os valores para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.
Não perca tempo! Acompanhe as novidades e seja o primeiro a se inscrever. O Rio espera você de braços abertos. Venha participar desse grande evento e mostrar a força da juventude de todo o mundo!
BISPOS DE TODO O BRASIL EM UNIDADE RUMO A JMJ
A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi pauta de destaque na 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, nesta quinta-feira, 25 de abril. A Assembleia acontece no Santuário de Nacional de Aparecida, em São Paulo, desde o dia 18.
Na segunda sessão desta manhã, 25, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, os outros membros da Comissão, os bispos de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, e de Caxias do Maranhão (MA), Dom Vilsom Basso, e os assessores nacionais da CEPJ, padres Carlos Sávio Costa Ribeiro e Antônio Ramos do Prado, apresentaram todo caminho de preparação para a JMJ, além dos trabalhos desenvolvidos na evangelização da juventude.
Dom Orani apresentou um vídeo mostrando o rosto do Rio de Janeiro e testemunhos de jovens que já participaram de Jornadas Mundiais. “É com muita alegria e responsabilidade que acolhemos esta missão de organizar a JMJ”, declarou Dom Orani. Cada bispo presente na 50ª AG recebeu um kit com as informações gerais da organização do evento.
Em seguida, o diretor geral do Comitê Organizador do Rio de Janeiro (COL), monsenhor Joel Portella Amado, apresentou como serão as inscrições para a JMJ Rio2013 – que terão início em julho, exclusivamente através do portal www.rio2013.com – como será a hospedagem, alimentação e o material fará parte do kit do peregrino.
Monsenhor Joel reforçou a importância do cadastro, de que todos façam a inscrição, a fim de facilitar a organização e para que o peregrino seja atendido em suas necessidades.
Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e a preparação da JMJ
Padre Antônio Ramos enfatizou como tem sido eficaz a peregrinação dos ícones da JMJ em todas as dioceses do país, através do projeto “Bote Fé”. Além dos shows de evangelização, os símbolos visitam hospitais, presídios, comunidades carentes e universidades.
Já padre Sávio anunciou os três Seminários Nacionais para Jovens que serão realizados neste ano e que também fazem o caminho para a JMJ: o de comunicação, de 18 a 20 de maio; bioética, de 13 a 15 de julho; e missão, de 28 a 30 de setembro, todos em Brasília.
Outro evento que será um grande diferencial da Jornada no Brasil é a Semana Missionária. O termo foi autorizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos para definir os dias em que as dioceses já receberão peregrinos estrangeiros antes de irem para o Rio de Janeiro. Antes esse período era conhecido como Pré-Jornada ou Dias nas Dioceses. Portanto, de 17 a 20 de julho de 2013, as dioceses de todo país acolherão os jovens em atividades culturais, de espiritualidade e missão.
“Independente de receber algum peregrino estrangeiro ou não, as dioceses são convidadas a promover a Semana Missionária”, destacou padre Sávio.
Atividades da Comissão Episcopal para a Juventude
Durante a sessão, Dom Eduardo, ao apontar toda “opção afetiva e efetiva” que a Igreja tem feito pelos jovens no país, como ressalta o Documento 85 da CNBB, apresentou o projeto de evangelização realizado com os jovens do Brasil.
O presidente da Comissão destacou como a juventude está representada através da coordenação nacional, com representantes das pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades e congregações. O bispo falou também sobre os outros trabalhos da Comissão elaborados através do grupo de comunicação “Jovens Conectados”, da produção de subsídios, cartas aos párocos, além da organização da peregrinação da Cruz da JMJ no país e da Semana Missionária.
Fonte: http://www.rio2013.com/pt
Assinar:
Postagens (Atom)




